Segurança no E-mail – Proteja-se de Atividades Maliciosas
Por meio do computador, celular ou tablet, você acessa e-mails, redes sociais e realiza transações bancárias com praticidade e rapidez, não é mesmo?
Porém, é muito importante estar sempre atento (a) ao recebimento de spams (e-mails não solicitados, geralmente com promoções “tentadoras”) e conteúdos em anexo, principalmente de destinatários desconhecidos.
Os interessados em invadir computadores (hackers) estão focados em quantidade, independente das qualificações do usuário, e por isso, ninguém está imune.
COMO IDENTIFICAR UM E-MAIL MALICIOSO
As técnicas dos invasores ficam mais avançadas a cada dia. Portanto toda atenção é válida. Veja este e-mail que recebemos de uma pessoa se passando por candidato de emprego:
Três pontos que merecem sua atenção:
- O domínio do endereço do remetente é estranho ms178.riodepano.net;
- O título do e-mail segue acompanhado de uma numeração 9367915;
- O arquivo anexo tem a extensão (.zip) e na pasta (que está compactada) existem outros arquivos que podem ser maliciosos.
Outra técnica muito eficaz é pesquisar na internet, trechos do e-mail. Para fazer esta busca, selecione um trecho do e-mail e depois cole na busca do Google. Veja o exemplo:
Veja que o trecho buscado é muito comum em outras tentativas de invasão ou infecção por vírus.
TIPOS DE E-MAILS INVASORES
Quem nunca recebeu um spam, link ou corrente por e-mail? Parece apenas chato e muitas vezes inofensivo, mas e-mails de desconhecidos são a maior porta de entrada de ameaças em computadores, por isso, é essencial estar sempre atento a eles. A segurança no e-mail é indispensável!
CORRENTES
Corrente é uma informação ou história que vem com um pedido no final – “não quebre essa corrente, repasse para 15 amigos” e na maioria das vezes com uma chantagem – “Se não repassar essa mensagem para 15 amigos, ou você ficará 1 ano sem ganhar dinheiro”.
Parece bobo, mas as pessoas realmente acreditam. E a partir daí espalham-se links virais e todo o tipo de ameaça ao computador.
SPAMS
Spams são e-mails de propaganda não autorizados. Existem vários tipos de Spams.
Um dos mais perigosos e disfarçados são os de “falsos Spams”.
Falsos Spams são e-mails com nome de alguma marca conhecida (bancos, lojas online, etc) em formato idêntico a verdadeiras newsletters, porém com alteração de links. Esses links te jogam a um site invasor. Acreditando ser o verdadeiro, você preenche seus dados. Mais tarde, seus dados serão usados no site verdadeiro onde o hacker se passará por você, fazendo compras e transações em seu nome.
CONTEÚDO ADULTO
O envio de material pornográfico é o mais antigo (eu diria até ultrapassado) para propagação de vírus.
COBRANÇAS e INTIMAÇÕES
E-mails de cobrança e/ou intimações com vírus estão cada vez mais comuns. Geralmente de agências telefônicas, multas de trânsito, bancos, companhias de água e luz. Faz gerar dúvida e medo, e a pessoa clica por não saber o que deve. E claro, o link é viral.
CURIOSIDADE
É aquele e-mail que instiga a curiosidade. Um texto lindo, uma história tocante, um pedido de ajuda a um doente, porém todos inacabados… E para continuar a ler, um pedido: clique aqui.
E na inocência e boa intenção, você que está mergulhado na história interessantíssima e precisa saber o final, clica. E logo, seu antivírus notifica uma invasão (caso esteja com antivírus ativo 😉 ).
Hoje, é preciso desconfiar de tudo. Principalmente online! Na dúvida, entre em contato conosco, estamos sempre à disposição .